Bora Bora (atol) 1

Bora Bora (atol)

Geral

Bora Bora é uma das ilhas de Sotavento, das ilhas da Sociedade, na Polinésia Francesa. A verdadeira ortografia de seu nome era Terra Terra (“primeira nascida” em taitiano). Chama-Se também May ti terra (“construída por deus”).

trata-Se de uma ilha do tipo atol, com uma área central de montanhas está cercada por uma barreira de recifes de corais e de ilhéus. Encontra-Se nas chamadas ilhas da Sociedade, que executam quota da Polinésia Francesa, e está situada a noroeste do Taiti, cerca de 260 km a noroeste de Papeete, Tahiti.

Também tem ao teu redor incontáveis motus, que são pequenas ilhas alongadas que costumam possuir uma definida largura e vegetação. Um dos motus mais fantásticos e fotografados da Polinésia é o motu Tapu, sobretudo antes de um furacão, e levava as línguas de areia que tinha em tuas extremidades.

Em 2012, a população era de 9858 habitantes. Abriga o aeroporto de Bora Bora. Bora-Bora é formado por um vulcão fora, cercado por uma lagoa e uma faixa de recife. Seu cume é o monte Otemanu (727 m) encontrado ao centro do atol; outra cimeira, o monte Pahia, a respeito da ilha principal, atinge 661 metros de altitude.

  • 1983: Grande quadris
  • Pagamento em via pública: ramos, troncos, resíduos de poda
  • 1 Grove Street Families
  • 1 Serviço militar

A ilha principal tem 3 baías abertas sobre a lagoa: a baía de Faanui, a baía de Tuuraapuo ou baía Povai a oeste, a baía Hitiaa ao noroeste. A baía de Tuuraapuo separa a ilha principal de duas ilhotas de natureza vulcânica: Toopua e Toopua-iti. Alguns recifes em maneira de colar de coral, ao redor da ilha central e a protegem do mar aberto, como se fosse um dique. A lagoa, muito abundante na pesca, é célebre por tua amplitude e a sua beldade. Sua cor varia de acordo com a profundidade: índigo escuro no momento em que ela é primordial (passo Teavanui, baías de Poofai e Faanui), todos os tons pastel de azul e do verde em outras partes.

Os corais, quando estão muito perto da superfície, próximo com a fauna que os coloniza, chegam a possuir uma extenso diversidade de cores: gema de ovo, vermelho, azul ou roxo. Bora-Bora faz fração de um conjunto de ilhas vulcânicas associadas à actividade de uma zona perigosa.

trata-Se de um vulcão fora, que foi dinâmico no Pliocénico Superior (entre 3,quarenta e cinco e 3,dez milhões de anos), que depois sofreu uma depressão ao menos parcial e uma robusto erosão sob um clima tropical, quente e úmido. A baía de Tuuraapuo foi a cratera principal do vulcão, cujo cair borda sudoeste, somente subsiste ainda em ilhotas ou “motu” Toopua e Toopua-iti, que culminam, respectivamente, a 148 m e 17m de altura. Provêm maioritariamente de lances, sendo muito raros os episódios explosivos.

A capital da ilha é Vaitape. O atol de Tupai, próximo e inhabitado, é uma dependência administrativa de Bora-Bora. Bora-Bora é um município também, que compreende a ilha de Bora-Bora, e o atol de Tupai. É formado por três municípios associados: Nunue, Faanui (ao qual está atado Tupai) e Anau.