Colômbia, Destino Investidor 1

Colômbia, Destino Investidor

Negócios

Bogotá, a primeira cidade a sediar uma edição do South Summit fora de Portugal. A frase -a fundadora do Brazil Startup-South Summit, Maria Cardoso – sintetiza o propósito de South Summit Aliança do Pacífico, executado em Bogotá (Colômbia). Portugal pela Colômbia, Pablo Gómez de Olea, durante a estreia do evento, no passado dia um de dezembro. Motivos não faltam, a julgar pelos dados de que possui Invest in Bogotá, a agência de promoção de investimentos na cidade.

O décimo relatório Panorama de Investimento Espanhol pela américa latina da IE Business School sinaliza que Bogotá está em segundo espaço na lista de cidades com superior apelo para desembarcar pela localidade. Bem como que a Colômbia -próximo ao Peru – será o país com uma ocorrência econômica mais favorável no balanço desse ano. E será o mercado onde mais cresceu o investimento espanhola.

  • constituição de Gado de corte
  • Academia Real Escocesa de Música e Drama (Glasgow): Prêmio “Fellowship”
  • Tanzânia 3.Sessenta e cinco (88)
  • Igreja Quadrangular Central (Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular)

Felipe Vermelhas, Invest in Bogotá, confirma que a Espanha é o segundo país que mais investe na cidade, atrás dos Estados unidos. Ressalta assim como que nos últimos quatrorze anos, multiplicou-se lá o crescimento de sociedades estrangeiras. Martha Madrid, da Câmara de Comércio de Bogotá.

A aspiração do país, conforme destaca o diretor-geral de Innpulsa Colômbia, Juan Carlos Garavito, é se tornar o centro de empreendedorismo e inovação da América Latina. E soma-se a esse propósito o de fortalecer o meio ambiente e a colaboração e enriquecimento mútuo com os países da Aliança do Pacífico (à qual pertencem Chile, México, Peru e Colômbia). O primeiro encontro foi materializado em South Summit Aliança do Pacífico, “a superior reunião de investidores de scaleup startups de toda a américa Latina até a data”, segundo João José Güemes, presidente do Centro de Empreendedorismo e Inovação do IE University.

As scaleup são organizações jovens em fase de progresso, cujo faturamento aumentou 20% ao ano durante mais de três períodos consecutivos ou, se obteve uma média de mais de um milhão de dólares em financiamento. Güemes diz que precisamos ser conscientes do momento e da chance.

Afirmam-se, neste sentido, casos de sucesso, como PayU, uma plataforma de pagamentos online colombiana adquirida pelo grupo sul-africano Naspers, com presença em 16 países. Por outro lado, Güemes comenta que “pra vários investidores do Vale do Silício, pode fazer mais significado investir no México ou pela Colômbia, que pela Europa, como vimos em South Summit Aliança do Pacífico”. Os rotores do encontro enfatizam que esta aliança não poderá ser um recurso de integração comercial, contudo sim um espaço de empreendedorismo e inovação. Garavito, que aposta pela sustentabilidade da iniciativa a extenso tempo.