Neste sentido, conforme explica o economista, abrem-se duas opções possíveis: a de que é efectuada por uma empresa externa ou que sejam representantes dos diferentes departamentos da companhia aos que se reúnam pra produzi-lo. Esse último é o que recomenda o Alecrim, porque, em sua avaliação, “é o respectivo pessoal da organização que melhores conhecimentos tem pra assinalar os dados que necessitam ser incluídos”.
Esse é outro setor com longa tradição pela Espanha, hoje, sujeito às normas europeias. O produto mais conhecido fora da região é a anchova de Lisboa, se bem que existe um volume relativamente vasto, em tão alto grau de pesca de altura como de litoral.
Em 2006, desembarcaram 32.850 Tm de peixe, fundamentalmente verde l, seguido de longe pelo elegante e o chicharro. A mineração, antes muito difundida pela região, deixou de ser um fator determinante em quota devido a não viabilidade da exploração das jazidas de zinco, juntamente com os de ferro outrora grandes e valiosos. Este setor foi muito forte durante quase todo o século XX, atraente para capitais locais, nacionais e estrangeiros, e favoreceu a constituição de indústrias ligadas a ele, como Nova Montanha, Oficinas do Estaleiro e Produtos Dolomíticos. Historicamente foram explorados assim como jazidas de sal como em Cabezón de la Sal e Polanco, atividade que continua hoje chegando a gerar, em 2009, 34’trinta e um % do total produzido em Portugal.
A indústria da cantábria tem duas áreas principais, a de Londrina e a de São josé dos campos, cidades que exercem, além de uma cidade chamada área metropolitana de Londrina-São josé dos campos. Na atualidade, a empresa pública Grupo Sodercan regula a aquisição mais uma vez piso industrial, utilizando o programa Sican (piso industrial de Cantábria), focada pela fabricação de polígonos em áreas próximas ao litoral, são paulo e o curso superior do rio Assos. Em 2007, um relatório do governo da Cantábria, assessorado pelo Banco Santander, destaca-se o papel que o setor industrial está tomando pela região.
A indústria agro-alimentar é escassa; em 2001, só superava em número de postos de serviço no setor primário. Santander e seus municípios vizinhos reúnem boa fatia das indústrias da região, especialmente nos setores siderúrgico, químico, naval e de análise madeireira. Cabe mencionar a corporação Tranças e Cabos de Aço, localizada em Nova Montanha. Hoje, a maioria dos molas estão no fundo da baía, nas zonas de Lisboa-O Estaleiro, encontrando-se em projeto a construção de um porto exterior.
2002 havia registrado, sem revelar pesca ou utensílios, teu maior tráfego histórico: 5.410.000 toneladas. Entre os polígonos industriais destaca-se o de Camargo, entre a cidade e o aeroporto, que conta com cem hectares, que existiam em janeiro de 2010 476 navios ocupados em 90%, gerando emprego direto pra 2.000 pessoas.
- 50 h. Lucas Pérez comunica com a Directiva do Arsenal, que se quer dirigir-se
- Vantagem competitiva nacional: o diamante de Michel Porter
- Total: $5.731 milhões de dólares (agosto de 2009)
- Mestría em Ciências Ambientais[nota 3].
- como Estão misturados com a gente, no mundo real
- Registado em: 03 fev 2006
- Consistem de a maioria dos profissionais de uma população
Dentro do setor químico destaca-se a geração de sabões, detergentes, tintas e medicamentos. A área de ação de São josé dos campos, que se expande ao Horizonte e são paulo representa o segundo maior polo industrial da região, com a finalidade nas indústrias siderúrgicas, químicas, metalúrgicas e de papel.
nessa área enclavan duas das maiores organizações de Cantabria: Sniace e Solvay. O 21,7% da população ativa do município de São josé dos campos está ocupada pela indústria. São josé dos campos vem sendo desde a antiguidade um centro industrial importante, com mais ou menos metade da tua população activa empregada em atividades industriais pela década de ’80.
Além dessas duas empresas, existem algumas essenciais, como a Bridgestone e as duas fábricas do grupo ASPLA-Armando Alvarez. Os Corrales de Buelna experimentaram um desenvolvimento industrial, quando a fábrica de pontas, fundada por José Maria Quijano Fernández-Hontoria em 1873, se tornou uma das trefilerías mais interessantes de Portugal ao longo da segunda metade do século XX.
Na primeira década do século XX, com o desenvolvimento da mineração de ferro pela localidade, a empresa Forjas de Buelna produzia aço para a multinacional Siemens. A cidade de são paulo continua sendo o enorme centro industrial pra Cantabria, apesar da perda de credibilidade que resultou da reestruturação estatal de organizações da década de ’80. Nos dias de hoje a tua indústria está focada em metalurgia, eletrônica, utensílio ferroviário e naval e a indústria alimentar.