Museu Da América 1

Museu Da América

Finança

O Museu da América é um Museu Nacional espanhol com sede em Madrid, no número seis da rodovia dos Reis Católicos, pela Cidade Universitária. Foi elaborado pelo Decreto de dezenove de abril de 1941 como um deslinde das colecções de arqueologia, arte e etnografia americanos que até pois pertenciam ao Museu Arqueológico Nacional. O museu é de titularidade do estado e de gestão directa do Ministério da Cultura (na atualidade Ministério da Cultura e do Desporto).

Organicamente dependente da Direcção Geral de Belas Artes, especificamente a Subdireção Geral de Museus Estatais. O incêndio do Alcázar de Madrid de 1734 destruiu as coleções americanas que os reis de Portugal tinham ido formando, que incluíam as peças oferecidas pela Coroa espanhola. Embora o decreto de fundação, não as dizia, também passaram para o novo museu das coleções das Filipinas e da Oceania, como uma pequena coleção africana. Em 1962 iniciou-se o transporte para o seu recinto definitivo, que foi inaugurado oficialmente 3 anos depois, a dezessete de julho de 1965. O Museu permaneceu fechado entre 1981 e 1994 por causa obras de remodelação.

Tem a qualificação de Bem de Interesse Cultural, com a classe de monumento em qualidade do Decreto 474/1962, de um de março (BOE, de nove de março), pelo qual certos museus foram declarados monumentos histórico-artísticos. O projeto do imóvel foi encarregado por Pedro Muguruza, que ocupava o cargo de diretor-geral de Arquitetura, Luis Moya, que lhe disponibilizou a Luis Martínez-Feduchi favorecer nele. Criaram um edifício de data em tipo neocolonial, com o interior ordenado por volta de um claustro central ajardinado, ao jeito das missões e palácios coloniais. Moya se ocupou das partes mais estruturais e Martínez-Feduchi das mais historicistas e decorativas, como a torre.

As obras foram realizadas entre 1943 e 1954, apesar de muitas partes do projeto não chegou a ser executado. Os trabalhos triplicaron a superfície disponível e permitiram dotar de algumas áreas de serviço ao Museu, que bem como estreou uma nova montagem museográfico, que esteve a cargo de Juan Ignacio Macua e Pedro Garcia Ramos. O investimento foi de 1.Duzentos milhões de pesetas pras obras e outros 425 para a instalação. As coleções acrescentam arqueologia pré-colombiana -as culturas melhor representadas são as centroandinas (as do Antigo Peru), em típico a inca-, a arte colonial e etnografia.

  • Vinte e oito de abril – Eleições gerais
  • um carreira 1.1 Início de tua carreira política
  • Comissão da Mulher, Infância, Juventude e Família
  • 4 Protecção de detalhes
  • Adeus ao avião presidencial
  • Quem está bêbado, mãe

Abrangem desde o ano 10.000 a. A montagem original seguia um critério convencional -geográfico e cronológico-, mas na remodelação mudou-se por um temático, estruturado em 5 áreas: “O entendimento da América”, “A realidade da América”, “nação”, “religião” e “intercomunicação”. Os fundos mais antigos são os provenientes do Real Gabinete de História Natural. Duas das salas do Museu são destinadas precisamente a recriar o porte de suas estadias, com base em planos e desenhos originais. Essas coleções fundamentais, posteriormente, foram incrementadas mediante muitas compras, doações e legados. 1941 e de 1965, que trouxeram um acréscimo inesquecível dos fundos e permitiram integrar uma significativo coleção.

Nas palavras da referida Paz Cabelo, esta colecção de ourivesaria quimbaya “é única e de um valor incalculável. É a mais considerável de todas as que existem no universo e, inclusive, muito superior à que se mostra no Museu do Ouro de Bogotá”. Também outros Estados americanos doaram imensas coleções pré-colombianas.

Também a do marquês de Prado Alegre, que doou em 1877 cento e 20 e seis figuras de cera de Andrés García (México, século XIX). Por causa ela, o Museu da América possui a mais sério coleção de figuras de cera mexicanas, em tão alto grau na sua quantidade (nos dias de hoje, mais de cento e 50 exemplares), como na sua propriedade e multiplicidade. Entre os fundos pré-colombianos, destaca-se a colecção de cerâmica nazca, uma das mais consideráveis que existem, por quantidade —cerca de 1 mil e duzentas peças, qualidade e variedade.