Por Que É Que Alguns Estabelecimentos Ainda Não Aceitam O Pagamento Com Cartão Ou Colocam Um Mínimo? 1

Por Que É Que Alguns Estabelecimentos Ainda Não Aceitam O Pagamento Com Cartão Ou Colocam Um Mínimo?

Finança

O dinheiro agora não é a alternativa prioritária dos espanhóis, a despeito de continue sendo a mais acessível. Em 2016, o valor das compras pagas com cartão pela Espanha superou pela primeira vez o dinheiro que os espanhóis retiraram os caixas eletrônicos.

Uma tendência que se manteve ao longo do primeiro e o segundo trimestre de 2017, de acordo com os detalhes do Banco de Portugal. As cartas se tornaram a moeda do século XXI. Todavia, não é sempre que queremos utilizá-las. Embora há mais de setenta e sete milhões de plásticos em circulação, nem todos os estabelecimentos comerciais de Portugal aceitam o pagamento com cartão. E alguns que o realizam, impõem-se um mínimo de três, cinco ou dez euros. Assim, enquanto em alguns estabelecimentos, principalmente em grandes superfícies, podes-se pagar um chiclete de somente alguns centavos com cartão, em outros se deve preencher a cesta e nem mesmo assim sendo se permite.

A realidade é que os estabelecimentos comerciais não são obrigados a aceitar o pagamento com cartão, porém que é voluntário. Atualmente, somente os táxis de Madrid, Barcelona e Málaga estão obrigados a aceitar o pagamento com cartão devido às posturas municipais e há menos de um ano, nos três casos.

Isso sim, são numerosas as vozes que discordam com o paradigma atual. É legal requerer um valor mínimo para aceitar o pagamento com cartão? Isso sim, é proibido que se aplique ao cliente uma taxa ou comissão a respeito do valor do produto ou serviço, caso este opte por pagar com cartão de débito ou de crédito.

Algo cada vez menos comum, contudo ainda reconhecível em definidos estabelecimentos comerciais, especialmente virtuais. A banca convencional também não é alheia à tecnologia sem fio e dá grátis. Tendo como exemplo, o cartão de débito associado à sua Conta Online do BBVA não tem despesas, é contactless e a conta não necessita de ligação, nem ao menos tem de comissões.

  • Freud, S. “Inibição, sintoma e tristeza”. Teorema. Tomo XX
  • 1 Por territórios históricos
  • Mai.2009 | 14:Cinquenta
  • 2 Pintura, escultura e arquitetura 7.2.1 Pintura
  • 30: Pablo Iglesias começa recordando as brigadas internacionalesEMPIEZA PABLO IGLESIAS

O mesmo acontece no Bankia: cartão Visa de débito filiado à sua Conta ON não tem cota de alta ou de renovação ou exige um gasto mínimo e a conta em questão é gratuito e não requer ligação. Mas o sucesso dos cartões não chegou apenas para tua conveniência. O caso de que não permitam os pagamentos de montante igual ou superior a 2.500 euros, no momento em que uma das partes é um profissional também tem tido teu uso. Mas por que várias das lojas se recusam?

A resposta há que procurá-la nas comissões e taxas que cada estabelecimento paga ao seu banco por aceitar este tipo de pagamentos. Quando pagamos uma compra com o cartão, o comércio precisa pagar uma taxa de desconto ao dono do datáfono. E esse lhe paga uma taxa de troca para o emissor do cartão que foi usado o freguês.

Ademais, a comissão é paga pelo comerciante terá que incluir o custo do aluguel do POS, o custo da linha de Internet ligada ao datáfono e a manutenção do aparelho. É contar, que o comerciante perde dinheiro, de frente pros bancos, que ganham. Embora as perdas de transações não lucrativas conseguem diluir-se entre as que realmente são, além de tudo, se o pagamento com cartão auxílio a ampliar as vendas.

9. Você acha que os bancos irão poder digerir suas perdas imobiliárias com as quantidades de que se tem falado, ou que isto não vai ajudar pra nada e quando nos o verdadeiro boquete estaremos promovendo o resgate?